Tratar lesões, torções e dores no nosso corpo é uma das muitas tarefas da área da saúde. Muitos são os métodos utilizados para amenizar e extinguir males que estão prejudicando o nosso corpo. Por isso, é importante saber como lidar com essas situações que sempre ocorrem normalmente em nosso dia a dia.
Um dos métodos mais utilizados e que consegue promover diversos benefícios é a termoterapia.
Mas o que é Termoterapia?
Ela é um recurso terapêutico ou estético, que se utiliza da aplicação de calor através de variadas fontes de origem química, elétrica, magnética ou mecânica, com o objetivo de alterar a temperatura cutânea, intra-articular e central do tecido mole.
Isso quer dizer que, através do uso de determinadas temperaturas, ela busca realizar tratamentos no nosso corpo aplicando calor nas áreas afetadas, o que aumenta o fluxo sanguíneo e traz mais oxigênio para a região.
Isso resulta em contrações musculares e um aumento da resistência elástica de estruturas como ligamento e tendões, o que acaba por diminuir o risco de rupturas e lesões.
É normalmente indicada para pacientes que precisam de relaxamento muscular e alívio de dores, visto que ajuda a diminuir a rigidez das articulações, aliviar espasmos musculares e dores em todo o corpo, além de diversas outras funções que esse recurso promove.
Ela é classificada em superficial, quando inclui o uso de bolsas quentes e compressas e de profunda quando o tratamento se utiliza de técnicas como ondas curtas e ultrassom, entre outras.
É uma técnica muito usada na fisioterapia e que vem evoluindo e se diversificando com tempo e avanços científicos.
Como ela é feita?
Na área médica, ela é feita de acordo com o diagnóstico e o tratamento planejado. Podendo ser utilizado técnicas como o infravermelho, entre outras. O uso é temporário e após determinado tempo da aplicação, se retira todo o material usado. O procedimento não é invasivo e causa efeitos apenas na área desejada.
Também é possível realizar termoterapias superficiais, que não precisam ter acompanhamento médico. Isso pode ser feito em casa com o uso de bolsas quentes, compressas e mantas térmicas, entre outros produtos, que ajudam a aliviar a congestão nasal, dores na coluna, cólicas e lesões musculares.
E quais são os benefícios dela?
Podemos definir diversas vantagens no uso desse recurso. Tais como:
- Alívio de dores;
- Aceleração do metabolismo;
- Redução de espasmos musculares;
- Fortalecimento dos ossos;
- Ajuda na diminuição da fadiga;
- Melhora a circulação sanguínea.
Todos podem fazer a termoterapia?
Ela não é indicada para qualquer pessoa, já que cada caso é diferente e muitas vezes o uso do calor pode piorar a condição do paciente. Para isso, é necessário orientação médica para saber o que, como, quando e por quanto tempose pode fazer uso da termoterapia.
Mas e a sua relação estética?
Nesse caso, ela tem o objetivo de promover a desintoxicação do corpo e funciona como um detox corporal. A técnica se utiliza do calor para obter efeitos fisiológicos no organismo.
Os cuidados ao realizar os tratamentos com termoterapia sempre devem ser levados a sério, visto que o uso de altas temperaturas por prolongado tempo pode prejudicar o nosso corpo.
Crédito: Ortho Pauher