Saber como agir em caso de queimadura é algo muito importante, afinal de contas, esse tipo de situação pode acontecer em diversos locais como a cozinha de casa e a qualquer momento, especialmente com crianças.
Portanto, saber o que fazer e quais produtos usar no momento é fundamental para evitar maiores problemas e também para acelerar o processo de recuperação sem deixar cicatrizes ou, pelo menos, minimizá-las ao máximo.
Quer entender melhor como lidar com uma situação como essa da melhor maneira possível? A Nova Saúde preparou um guia rápido para ajudar. Acompanhe.
Quais são os tipos de queimaduras?
Para saber como agir em caso de queimadura, primeiro você precisa entender melhor quais são os principais tipos. As queimaduras são divididas em:
- De primeiro grau: são queimaduras superficiais que afetam, apenas a camada mais externa da pele, deixando-a vermelha e provocando dor;
- De segundo grau: atinge a camada da pele que fica, imediatamente, abaixo da externa. O resultado é a formação de bolhas, inchaço e dor intensa;
- De terceiro grau: elas atingem todas as camadas da pele, sendo capazes de atingir inclusive músculos e até mesmo ossos. Pode não gerar dor local, já que os nervos também são destruídos.
Como agir em caso de queimadura?
Quando alguém se queima, especialmente em casos mais graves como numa queimadura de terceiro grau, muitas pessoas entram em pânico e ficam perdidas, sem saber como ajudar quem está com muita dor e precisa de atendimento urgente.
Mas, esse pânico tende a diminuir quando sabemos, exatamente, quais providências tomar nesses casos.
Vamos a um passo a passo:
- Afaste a pessoa imediatamente da fonte de calor. Por exemplo, se a queimadura for por choque elétrico, desligue a rede de energia do local;
- O próximo passo é colocar a área queimada debaixo de água corrente fria. Veja, estamos dizendo fria e não água gelada. Isso vai ajudar a reduzir a dor e também retarda um possível agravamento;
- Remova qualquer acessório como anel, colar, cinto, relógio e qualquer outro que esteja no local da queimadura ou perto dele. A área vai começar a inchar e presença desses objetos pode causar ainda mais dor;
- Cubra com um pano limpo ou gaze para evitar que poeira e outros tipos de sujeira grudem na área;
- Leve a pessoa para o hospital mais próximo.
O que não fazer em caso de queimaduras?
É muito comum ver as pessoas colocando diversos produtos na pele quando há uma queimadura: pasta de dente, manteiga, pomadas diversas, entre outros. Isso tende a agravar ainda mais o problema.
Colocar gelo, por exemplo, uma ação que parece inofensiva e que pode ser algo parecido com jogar água fria na queimadura, também pode deixar a situação ainda mais grave.
Quais produtos usar em caso de queimaduras?
Ter produtos específicos para os cuidados com queimaduras é o básico em qualquer clínica ou mesmo em casa, principalmente, se tem crianças morando nela. Assim, podemos falar de alguns produtos como:
- sulfato de neomicina combinado com bacitracina zíncica;
- desoximetasona;
- sulfadiazina de prata;
- trolamina combinada com sulfacetamida sódica.
Há diversos cremes e pomadas, inclusive hidratantes, específicas para esse tipo de ferida e para os mais diversos tipos de queimaduras.
Acesse a loja virtual da Nova Saúde e encontre o que você precisa!