O travesseiro antirrefluxo, ao mesmo tempo que é uma necessidade, também é uma dica simples para dormir melhor, principalmente após as refeições. É algo bastante indicado pelos médicos, principalmente para bebês, e que ajuda consideravelmente quem sofre do problema.
Quer saber mais sobre esse tipo de travesseiro e como ele vai te ajudar a sofrer menos com esse problema de saúde? Então, continue com a leitura.
O que é refluxo?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é refluxo. Ele acontece quando os ácidos presentes no estômago e produzidos pelo nosso corpo para digerir os alimentos, retornam pelo esôfago causando sensação de queimação e, em alguns casos, dor intensa.
Todos nós temos músculos nesse local que evitam que esse tipo de situação aconteça. Porém, em pessoas que têm refluxo, esses músculos não funcionam tão bem quanto deveriam.
No caso dos bebês, os músculos ainda não estão bem desenvolvidos e é por isso que casos de refluxo são tão comuns nos pequenos.
Por que usar um travesseiro antirrefluxo?
1. Previne o refluxo gastroesofágico
Esse costuma ser o principal motivo para o uso desse tipo de travesseiro. Quem sofre com esse problema, sabe como pode ser ruim, especialmente depois das principais refeições.
Depois do almoço, por exemplo, queremos deitar e descansar um pouco, porém, para quem tem refluxo gastroesofágico, ter esse momento, tão comum para a maioria das pessoas, não é tão simples.
Com o travesseiro antirrefluxo, descansar após as refeições e também em outros momentos do dia, acontecerá sem maiores problemas.
2. Ajuda durante a gripe
Pessoas que estão gripadas, especialmente com nariz congestionado e secreção pulmonar (catarro), conseguem descansar melhor com um travesseiro um pouco mais elevado. Nesse caso, o modelo antirrefluxo costuma ser o mais recomendado.
Isso melhora a respiração e o pulmão consegue expandir um pouco mais por conta do alívio da pressão nessa posição.
3. Reduz as chances de broncoaspiração
A broncoaspiração acontece quando um alimento, líquido ou qualquer outra substância que deveria ir para o estômago, acaba indo para o pulmão.
Isso pode causar diversos problemas respiratórios, inclusive, quadros de infecção pulmonar que, em alguém que já possui alguma outra condição de saúde, pode agravar.
4. Aumenta o conforto durante a gestação
Aqui temos duas questões importantes: é mais comum ter refluxo durante a gestação e, com o crescimento da barriga, pode ser difícil encontrar uma posição para dormir.
No primeiro caso, os hormônios da gestação deixam a musculatura mais relaxada, inclusive a que temos no esôfago que tem o papel de impedir o retorno dos alimentos. Sendo assim, o refluxo em gestantes é bastante comum.
Um outro ponto é que, quando a barriga vai crescendo, dormir, especialmente depois de se alimentar, deixa de ser uma tarefa simples e o travesseiro antirrefluxo pode ajudar consideravelmente evitando esse desconforto.
5. Diminui o ronco
Você tem problemas com ronco, sofre de apneia do sono ou dorme com alguém que tem algum deles? Então, o travesseiro antirrefluxo pode ajudar.
Ao deixar a coluna e o pescoço mais alinhados, o ar consegue passar de forma mais suave pela garganta em direção ao pulmão. Assim, o ronco diminui, assim como o risco de apneia enquanto dorme.
Aqui, você vai encontrar almofada e travesseiro antirrefluxo para adultos e crianças. Acesse a loja virtual da Nova Saúde e escolha o seu!