O banheiro é, sem dúvidas, um dos lugares mais perigosos da casa, especialmente para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Sendo assim, para evitar acidentes domésticos nesse ambiente da casa, tomar algumas medidas preventivas é necessário.
Para ajudar nisso, a Nova Saúde listou abaixo algumas coisas que você pode fazer para isso. São coisas simples que podem evitar acidentes graves e diversos problemas de saúde no curto e no longo prazo. Confira.
Como evitar acidentes domésticos no banheiro?
1. Use tapete antiderrapante
Como o banheiro é um dos locais nos quais as chances de escorregões são grandes, usar tapetes antiderrapantes são uma ótima opção. Existem diversos no mercado e você pode comprar um hoje mesmo. Considerando os problemas que eles são capazes de evitar e o custo financeiro, esses tapetes oferecem um excelente custo benefício.
2. Coloque os produtos de limpeza fora do alcance
Se na sua casa têm crianças e você costuma deixar os produtos de limpeza do banheiro no local, coloque-os em um lugar que fique longe do alcance delas. O ideal é colocar num armário com portas na parte de cima da pia, pois dificilmente uma criança terá altura suficiente para alcançá-lo.
3. Tenha boa iluminação
Muitos idosos apresentam problemas de visão, principalmente se eles já tinham. Essa iluminação vale, especialmente, para quando alguém vai, de madrugada, ao banheiro. Uma boa solução são os sensores de luz, assim, ninguém precisa andar no escuro nem ir até o interruptor para ligá-las.
Isso evita e muito o risco de quedas, tanto fora quanto dentro do banheiro. Caso não tenha como colocar a luz por meio de sensor de movimento, coloque os interruptores em locais de fácil acesso e, se possível, use aqueles que brilham no escuro.
4. Instale barras de apoio
As barras de apoio são fundamentais para quem tem idosos em casa, afinal de contas, nunca se sabe quando alguém pode escorregar. Há diversos casos de pessoas que caem durante o banho e acabam fraturando algum osso ou mesmo batendo a cabeça.
Portanto, é importante instalar diversas barras, tanto dentro do box quanto ao redor do vaso sanitário, por exemplo, para que a pessoa tenha apoio suficiente tanto para sentar, quanto para levantar.
5. Tenha os equipamentos necessários
Existem alguns equipamentos que são bem úteis na hora do banho, especialmente de pacientes que têm limitações de locomoção e idosos de uma forma geral.
As cadeiras de banho, por exemplo, são essenciais, pois oferecem segurança e também mais autonomia para que a pessoa possa tomar banho sozinha sem o risco de quedas. Quando terminar o banho, basta chamar alguém para transferi-la de uma cadeira para outra ou para a cama.
Normalmente, as cadeiras de banho têm rodas, o que facilita o dia a dia do cuidador.
E é claro que você vai encontrá-las aqui na Nova Saúde, seja para comprar e tê-la em casa sempre que quiser ou mesmo para alugar (uma ótima opção para situações temporárias).
Acesse o site da Nova Saúde e confira os preços de uma cadeira de banho e de outros produtos que vão ajudar no dia a dia dos profissionais e também dos pacientes.