A lavagem nasal é uma ótima opção para aliviar os sintomas da sinusite, já que não envolve nenhum tipo de medicação. Outra vantagem é o fato de ser algo fácil de ser feito e pode ser aplicada em crianças, adultos e idosos.
E por ser tão eficiente e eficaz, a Nova Saúde trouxe aqui um conteúdo completo sobre o assunto, explicando o que é sinusite, o que é lavagem nasal e o passo a passo para fazer em casa. Acompanhe.
O que é sinusite?
Para entender melhor de que forma a lavagem nasal é capaz de ajudar, vamos falar sobre a sinusite.
Trata-se de uma inflamação que ocorre nos sinos ou seios paranasais, por isso o nome sinusite. Esses seios são cavidades no osso da face localizados próximos ao nariz, olhos e maçãs do rosto.
As causas podem ser várias, mas as principais são quadro alérgico, um quadro infeccioso ou qualquer outro motivo que impeça a secreção de ser drenada. Assim, ela fica contida nos seios causando o processo inflamatório.
Quais são os sinais e sintomas da sinusite?
A sinusite aparece de duas formas:
- Crônica: quando a inflamação permanece por mais de 12 semanas;
- Aguda: o processo inflamatório tem menos de 12 semanas.
Os sinais e sintomas dos dois tipos são muito parecidos e a grande diferença é que na sinusite aguda, eles duram menos tempo. Na maioria das vezes, o problema pode estar associado a uma doença de base como um resfriado.
Já no caso da sinusite crônica, temos os seguintes sintomas: dor ou sensação de pressão na região da face, redução ou perda do olfato, dor de ouvido, dor no maxilar superior, garganta inflamada, entre outros.
O diagnóstico é essencialmente clínico e, em algumas situações, exames complementares como os de imagem, podem ser necessários.
Como a lavagem nasal ajuda no alívio dos sintomas da sinusite?
Na lavagem nasal, o soro fisiológico entra nos seios paranasais e assim realiza a limpeza dos mesmos removendo toda ou parte da secreção que está acumulada por conta do processo inflamatório.
É por isso que a lavagem deve ser feita em pessoas que têm sinusite, seja ela aguda ou crônica, pois ajuda no alívio dos sintomas de forma simples, rápida e com baixo custo financeiro.
Como fazer a lavagem nasal corretamente?
Saber como fazer a lavagem nasal de forma correta é fundamental, uma vez que fazê-la da forma errada pode piorar os sintomas da sinusite. Então, vejamos o passo a passo:
- Encha uma seringa entre 5 e 10 ml de soro fisiológico;
- Incline a cabeça um pouco para frente e também levemente inclinada para o lado oposto ao da narina que será lavada. Por exemplo, se você começar a lavar a narina do lado esquerdo, a cabeça deve estar inclinada para o lado direito;
- Mantenha a boca aberta já que, durante o procedimento, é por ela que você vai respirar;
- Coloque a seringa em uma das narinas direcionando a ponta para a nuca;
- Empurre o êmbolo até que o soro saia pela outra narina e continue até o soro acabar;
- Repita o procedimento na outra narina.
Pronto! Você pode aplicar esse mesmo procedimento em crianças sem o menor problema. No bebê, a lavagem nasal também pode ser feita, mas com uma quantidade menor de soro fisiológico (1 a 3 ml).
Há outras formas de aliviar os sintomas da sinusite com umidificadores e também associando a lavagem nasal com a técnica de aspiração, porém, para isso, são necessárias duas pessoas e um aspirador de secreção.
Você vai encontrar tudo o que precisa no site da Nova Saúde acessando a nossa loja virtual!