Quer saber se a sua saúde cardiovascular está em dia? Então, medir a pressão é uma das melhores formas de fazer isso por diversos motivos. 

É algo fácil de ser feito, que está ao alcance de todos, principalmente porque, hoje em dia, temos os aparelhos de medir pressão digitais. Assim, idosos e outros podem medir a pressão diariamente sem precisar da ajuda de outras pessoas.

A Nova Saúde criou este conteúdo para te mostrar a importância de aferir a pressão com uma certa frequência e também vamos deixar algumas dicas importantes de como fazer isso na forma correta. Acompanhe.

3 motivos para medir a pressão arterial

Motivo 1: a hipertensão arterial é uma das doenças que mais mata no Brasil

Sabia que as doenças cardiovasculares representam ⅓ do total de mortes no Brasil? Assim, essa patologia crônica mata mais do que o câncer, mortes por acidentes ou mesmo por violência.

E, de todos os casos de doenças cardiovasculares no país, 45% deles são de hipertensão arterial. Ou seja, é uma doença bastante comum e de causas multifatoriais envolvendo hábitos de vida, etnia e genética.

Dessa forma, ficar de olho na pressão arterial é uma forma de identificar qualquer mudança que possa surgir e assim, buscar ajuda profissional.

Motivo 2: ajuda a detectar de forma precoce

Como já diz o ditado, “melhor prevenir do que remediar”. Portanto, ao aferir a pressão sanguínea com uma certa frequência, você consegue detectar as alterações antes que elas possam causar, de fato, algum problema de saúde.

Mas calma, não é uma única pressão alta que fará com que você seja diagnosticado com hipertensão. 

Normalmente, o médico costuma pedir para medir a pressão 1 vez por semana por 3 semanas, por exemplo. Se nas 3 vezes a medida ficar alterada, o médico também pode pedir outros exames para complementar e fechar o diagnóstico.

Também há a possibilidade de, durante esse período, tomar medidas de prevenção como praticar exercícios, melhorar a alimentação, ter mais momentos de lazer, entre outros.

Motivo 3: a pressão alta pode ser causada por outros problemas de saúde

A pressão alta está relacionada a outros problemas de saúde que não só a hipertensão como:

Portanto, medir a pressão arterial pode ajudar no diagnóstico de outras doenças e assim, será possível controlá-las antes que se tornem um problema grave.

Como medir a pressão arterial? 

O ideal é que você esteja sentado e confortável. Coloque o aparelho (o melhor é que seja o digital) e deixe o braço na altura do coração. Para isso, posicionar o braço em cima de uma almofada pode ser o suficiente.

Por fim, basta apertar o botão do aparelho e aguardar o bip final. Após esse sinal sonoro, a tela vai mostrar, basicamente, dois valores:

Lembrando que, 120/80 mmHg é um valor médio. Algumas pessoas podem apresentar uma pressão de 110/70 mmHg e ser perfeitamente normal. Porém, é preciso ter maior atenção com valores maiores que a média, especialmente, quando ao medir a pressão, a mínima estiver elevada.

Precisando de um aparelho digital para medir a pressão arterial? Aqui na Nova Saúde temos exatamente o que você precisa. Acesse a nossa loja virtual e confira!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *