Há diversos fatores que influenciam para deixar a pele mais seca: clima, poluição, nível de hidratação da pele (de forma interna e externa), temperatura da água na hora do banho, frequência do uso do sabonete, entre outros.
Há diversas pessoas com esse problema. Qualquer pequeno arranhão a pele fica cinza e roupas apertadas podem fazer a pele descamar.
Além disso, a pele seca pode trazer outros problemas como coceira e até definir a roupa que você vai usar, pois a aparência da pele pode ficar bem ruim, algo que também pode trazer insegurança.
Pensando nessas questões, a Nova Saúde fez um conteúdo completo e objetivo sobre os principais cremes e pomadas para quem tem pele seca e como escolher a melhor opção.
Por que a pele fica seca?
Para entender como resolver o problema, primeiro é preciso entender a causa desse problema.
A nossa pele cria, naturalmente, uma barreira de gordura natural que tem, como uma das funções, evitar que a umidade da pele evapore, principalmente nos dias mais quentes.
E existem várias situações nas quais essa barreira é removida: banhos muito quentes, uso frequente de sabonetes, dificuldade em formar essa barreira por doenças próprias da pele, entre outros.
Como deixar de ter pele seca?
O primeiro passo é saber por que a pele está seca. Para isso, ir ao dermatologista é fundamental.
Outro passo importante é investir em cremes e pomadas que tenham algumas substâncias que ajudam a formar essa barreira lipídica (de gordura) na pele. Eis algumas:
- Manteigas e óleos vegetais como óleo de amêndoas e manteiga de karité;
- Ceramidas: é um tipo de proteína que ajuda na formação da pele e da barreira que ajuda a manter a hidratação;
- Ácido hialurônico: muito usado em procedimentos estéticos para rejuvenescer a pele;
- Vitamina E: uma vitamina com alto poder antioxidante e que ajuda na formação de colágeno, proteína que oferece maior elasticidade à pele.
Então, na hora de comprar cremes e pomadas para peles secas, veja se há alguma ou algumas dessas substâncias na composição.
Recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Os sabonetes, até mesmo os neutros, têm como função principal desengordurar a pele, ou seja, eles removem a camada de gordura que retêm água na pele, deixando-a mais seca.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é que o sabonete usado no banho tenha um pH perto de 5 que é o mesmo da pele. Ele consegue remover as impurezas sem retirar a proteção.
Outra recomendação é que os cremes hidratantes sejam usados logo depois do banho ou, se possível, ainda dentro do banheiro. Isso aumenta a absorção dos produtos, melhorando a saúde da pele.
Além dessas, a SBD também fala sobre os banhos curtos, que devem durar entre 5 a 10 minutos, com água fria ou morna. É claro que isso vai depender da estação do ano, clima da região e da sua rotina.
Quer encontrar produtos para melhorar a sua rotina de cuidados diários da sua pele e da sua saúde em geral? Acesse o site da Nova Saúde e veja todas as opções!