Os calos podem causar bastante incômodo e também muita dor. Quem nunca passou pela situação de estar com o pé ferido por causa do calo e não tinha mais condições de andar com aquele sapato? Pois é, eles podem ser um problema e prejudicar a qualidade de vida.

É muito comum que eles apareçam, por exemplo, ao usar um sapato novo, especialmente na região do tendão do calcâneo (tendão de aquiles) ou então nos dedos das extremidades dos pés. 

Mas a parte boa da história é que é possível evitar esses calos ou ainda, tratá-los da melhor forma possível para que eles recuperem rapidamente e a Nova Saúde trouxe aqui dicas de como fazer isso. Acompanhe.

O que são calos?

Calos se formam como uma reação de proteção natural do corpo. O calo começa quando a pele fica em contato constante, em atrito, com alguma coisa, pode ser o sapato (que é o mais comum), uma peça de roupa, entre outros.

Esse atrito acaba criando uma camada mais extensa na pele, deixando-a mais grossa para que não se lesione. Porém, nem sempre acontece dessa forma.

No primeiro momento, ou seja, no primeiro contato com a pele, caso o atrito seja constante, ou seja, você não troque de sapato, por exemplo ou coloque um curativo, haverá uma lesão que, por sua vez, vai gerar um processo inflamatório causando dor e até inchaço.

Lembrando que os calos também podem aparecer nas mãos (pessoas que usam, com muita frequência, alguma ferramenta como tesoura e outros instrumentos de trabalho), pessoas que praticam luta, musculação (formação de calos nas palmas das mãos) e também em outras partes do corpo.

Como evitar a formação de calos?

Escolha o calçado adequado

Essa é uma ótima dica, apesar de, muitas vezes, ser difícil saber. Normalmente, os sapatos que costumam dar mais calos são os novos, pois ainda não estão adaptados aos nossos pés. 

Porém, na hora de comprar, faça um teste na loja. Ande com o par nos pés por um tempo e veja se ele aperta em algum lugar.

Outra dica na hora de comprar sapatos é evitar os de bico fino ou aqueles com material muito resistente e pouco flexível. Prefira aqueles que possam ser ajustados com fivelas e cadarços.

Hidrate a pele

Quanto mais ressecada for a pele, mais fácil será de formar calos. Portanto, hidrate sempre que possível, bebendo água e também aplicando hidratantes nos locais que mais formam calos. 

Fique confortável em casa

Em casa, é importante usar um calçado que traga o máximo de conforto para os seus pés, especialmente se você tiver outros problemas de saúde como esporão, joanete e assim por diante. 

Por exemplo, as pantufas são ótimas e muito confortáveis. Chegar de um dia cansativo de trabalho, tirar o sapato e colocar as pantufas é quase como pisar numa nuvem. Aqui na Nova Saúde temos o modelo perfeito para você:

Pantufa Viscoelástica Therafly

Se você está com algum calo, então precisa tratá-los e cuidar deles o quanto antes para evitar um mal maior. Use palmilhas ortopédicas, cremes esfoliantes com ácido salicílico na formulação e procure um podólogo para os casos em que as outras estratégias não estão resolvendo o problema.

Quer cuidar melhor da sua saúde? Então, acesse o nosso site e veja todos os produtos que podem melhorar a sua qualidade de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *